Aprovado o Planejamento do Conasems para 2018/2019

09/10/2018

Na última reunião do CONARES, foi aprovado do Planejamento do Conasems para os meses finais de 2018 e exercício de 2019. Fundamentado no Estatuto da instituição, e no Documento para diálogo com os candidatos nas eleições 2018, o planejamento concentrou as 46 diretrizes da Carta de Belém em 6 eixos de atuação: Atenção; Modelo; Financiamento; Gestão; Trabalhadores e Organização da Rede de Atenção à Saúde.

Além disso, foi aprovada a implementação de 17 ações estratégicas, voltadas para o cumprimento das diretrizes contidas na Carta de Belém. Cada uma das ações, por sua vez, se materializa por meio de projetos e iniciativas específicos. Todos os projetos e iniciativas são interdependentes, e convergem para o cumprimento das ações.

Reunião do Conares realizada em Brasília nos dias 25 e 26 de setembro

Estão previstas, dentre outras ações estratégicas, projetos e iniciativas voltados para o Fortalecimento do Planejamento Ascendente, o Fortalecimento da Atenção Básica e a Institucionalização do Processo de Regionalização. A implementação articulada dessas iniciativas deve se dar de forma alinhada pelos membros da rede CONASEMS-COSEMS.

Cada uma das 17 ações estratégicas e 49 projetos/iniciativas elencados no planejamento do Conasems, serão monitorados de forma dinâmica e evolutiva com utilização intensiva de ferramentas de gestão a fim de garantir o cumprimento das proposições até o fim de 2019.

Confira a apresentação e o relatório com os objetivos traçados no Planejamento 2018/2019.