Gilberto Occhi é o novo Ministro da Saúde

02/04/2018

O presidente Michel Temer deu posse nesta segunda-feira (2) ao novo ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Também tomou posse na ocasião o novo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza. Gilberto Occhi afirmou que sua experiência a frente da Caixa Econômica Federal lhe dá conhecimento sobre o modo de financiamento da saúde. “Temos um desafio gigantesco. Queremos dar continuidade ao trabalho eficiente construído por Ricardo Barros. Não há aqui nenhum tipo de ruptura”, afirmou o novo ministro.

Ricardo Barros aconselhou Gilberto Occhi que escute municípios e estados para a construção de avanços. “CONASS  e CONASEMS foram grandes parceiros ao longo de nossa gestão. Tomamos grandes decisões de forma pactuada na Comissão Intergestores Tripartite”. Barros também destacou como pontos importantes de sua gestão o empoderamento dos municípios, a informatização das UBS e a qualificação dos trabalhadores do SUS.

Gilberto Occhi
Gilberto Magalhães Occhi, natural de Ubá, município do estado de Minas Gerais, é advogado formado pela Universidade de Vila Velha (ES) e pós-graduado nas áreas de Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília e Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília.

Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde novembro de 1980. Possui 37 anos de experiência em diversas áreas da empresa, operacionais e estratégicas, tendo ocupado diferentes níveis e funções gerenciais no banco. Foi vice-presidente de Governo entre 2013 e 2014, Superintendente Nacional do banco entre 2011 e 2013 e Superintendente Regional em Alagoas e Sergipe de 2004 a 2011.

Occhi, ocupou os cargos de Ministro de Estado no Ministério da Integração Nacional entre janeiro de 2015 e abril de 2016 e, no Ministério das Cidades, entre março e dezembro de 2014. Em junho de 2016, tomou posse como Presidente da Caixa Econômica Federal.

Com informações da Agência Saúde